Coordenadora: Renata Whitaker Horschutz

Membros Participantes: Silvio Lopes Peres – IPAC;  Lya Bueno Rocha e Silva – IPAC; Ana Carolina Falcone Garcia – IPAC, Marina Menechino Costa de  Camargo – IPAC, Gabriela Betto Etcheverry – IJPR, Kellen Sousa Oliveira Szeliga – IJPR; Mônica Patrão de  Seba – IPAC.

A Natureza do Departamento: Encontros mensais para com base na Psicologia Junguiana, estimular reflexões, leituras, discussões de filmes e trocas de experiências Clínicas e pessoais acerca da infância e adolescência ampliando a nossa compreensão do arquétipo da criança e do jovem em nossas práticas.

Objetivos: Produção de Artigos, participações em Congressos da AJB, aprimoramento da nossa clínica.

As reuniões realizadas: As Reuniões são de 1:30hs, realizadas uma vez por mês pelo aplicativo ZOOM. O grupo comunica-se, no intervalo de uma reunião para a outra por WhatsApp e  e-mails.

Os temas estudados/discutidos atualmente: Livro: “Junguian Child Analysis” – analistas internacionais trazem as suas experiências nos atendimentos de crianças, adolescentes e famílias.

Publicações (física ou on line): 2017: Anais do XXIV Congresso Nacional da AJB – Fronteiras – Artigo publicado no site Site:  ijpr.org.pr

2018: Artigo publicado nos Cadernos Junguianos – “Utilização do Lego como Recurso Terapêutico: Reparação, Conexão e Estruturação da Personalidade”

Eventos realizados desde a sua fundação:

2016 – Apresentação de pôster sobre o Departamento para o XXIII Congresso da AJB realizado em Ouro Preto, MG 

2017 – Palestra apresentada no XXIV Congresso Nacional da AJB realizado em Foz do Iguaçu, com o tema: “Fronteira entre a criatividade e a padronização dos 7 aos 14 anos”

2018 – Palestra apresentada na III Jornada da AJB – em Campinas/SP – Tema: “À flor da pele: reflexões sobre a autoagressão entre jovens”

Propostas para 2019/2020: Elaboração e apresentação de trabalho para o XXV Congresso da AJB – Bento Gonçalves/Rio Grande do Sul – Tema: Emergência: quando o pedido de socorro aparece no consultório psicológico através das crianças e dos adolescentes.

Mini curriculum e e-mail da coordenadora:

Renata Whitaker Horschutz – rewh@uol.com.br 

Psicóloga, membro didata do Instituto Junguiano de São Paulo-IJUSP, da Associação Junguiana do Brasil – AJB, Membro da International Association for Analytical Psychology-IAAP (Suíça), Título de Teacher Member obtido em Zurique pela Intenational Society for Sandplay Therapy ISST (Suíça). Membro fundadora do Instituto Brasileiro de Terapia Sandplay, Coordenadora do Departamento Infantil e do Adolescente da AJB, especialista em Cinesiologia Integração Fisiopsíquica com base na Psicologia Junguiana pelo Instituto Sedes Sapientiae, idealizadora do site: www.psicologiasandplay.com.br

Publicações disponibilizadas:

Acesse o site – Psicologia Sandplay: www.psicologiasandplay.com.br

Título: A Criança Superdotada

Título: A necessidade de realmente enxergar a criança

Título: Crianças e animal de estimação

Título: O corpo como instrumento da psique na criança

Título: O sofrimento infantil e as demandas de análise psicoterápica