Coordenadora: Maria de Lourdes Bairão Sanchez 

Membros Participantes: Adriane Garcia Salik; Freya Gottmann Imaguire; Gelson Luis Roberto; Rosa Brizola; Raphaela Boizuch; Sonia Maria Marchi Carvalho.

A Natureza do Departamento: Estudo, reflexão e produção dos aspectos epistemológicos da Psicologia Complexa de Jung favorecendo o aporte para pesquisa e entendimento da mesma. O estudo epistemológico é baseado nos seguintes modelos: o modelo científico-filosófico; modelo estético-artístico; o místico-religioso e o modelo alquímico/simbólico. Para Reidorfer, esses modelos podem ser observados segundo uma única linha de pensamento: “a crescente despotencialização das capacidades de controle e conhecimento da consciência, e a concomitante valorização da espontaneidade do inconsciente…, portador de um excesso de sentido que se furta a todas as tentativas de elucidação e redução a um sistema teórico”.

Objetivos: Estudar os fundamentos epistemológicos do pensamento junguiano, principalmente o modelo alquímico/simbólico, na busca de uma psicologia alquímica. Estudar a base histórica de seu pensamento. Procurar aprofundar os conceitos seminais da psicologia de Jung, visando uma maior clareza e acompanhamento às elaborações e mudanças que foram sofrendo na história da Psicologia Analítica. A ideia de que estamos seguindo as pegadas de Jung e pós-junguianos na construção da Psicologia Analítica como Ciência.

As reuniões realizadas: Reuniões mensais por teleconferência onde se definem tópicos fundamentais para serem abordados a partir da obra de Jung, discutindo como outros autores vêem a mesma questão formulada inicialmente por Jung.

Os temas estudados/discutidos atualmente: A proposta de uma psicologia alquímica, as várias perspectivas em relação ao conceito de imagem, o símbolo, metáfora, o conceito de alma sob o ponto de vista de Jung, Hillman e Giegerich.

Publicações (física ou on line): Cadernos Junguianos nº 14

Eventos realizados desde a sua fundação: Apresentação da síntese trabalhada pelo grupo no Congresso Fronteiras (2017) e no encontro em Barão Geraldo (2018) em novembro.

Propostas para 2019/2020: Reuniões para definir propostas de estudos

Mini curriculum e e-mail da coordenadora:

Maria de Lourdes Bairão Sanches –lusanchez@mps.com.br

Psicóloga, analista junguiana (AJB- 1996); Especialização em Antropologia – Universidade Federal do Paraná; Fundadora do Curso de Psicologia Analítica da PUCPR. Fundadora do Instituto Junguiano do Paraná.

Demais observações importantes sobre o Departamento: Todas as reuniões do grupo têm como característica um aprimoramento do tema que dirige o trabalho do grupo.