Cadernos Junguianos nº 5 – 2009Sumário
Editorial   5

Artigos

Tempo da Tesoura, Tempo da Cola: uma metodologia
Rosa Maria Carollo Blanco   7

Dionísio com Gentileza: uma contribuição junguiana
Aurea Christina Torres   21

A Herença Psíquica
Renata Whitaker Horschutz   35

Vinícius, o Poeta do Amor; Jung, o Poeta da Alma   44

Islã, Pós-Moderniadade e Jung: um encontro possível?
Claudia Morelli Gadotti   58

Histórias que a Alma conta: reflexões sobre eventos do filme A História Oficial   68

As Fases da Lua W.B.Yeats trad. comentário de Dora Ferreira da Silva   80

Entrevista

Ficar com a imagem: um entrevista com Patricia Berry   87

Resenhas

Eurípedes para Junguianos
Rubens Bragarnich   91

Acerto de Contas
Acací de Alcantara   94

A voz e o Tempo
Silvia Graubart   96

Ivo Storniolo (1944-2008)   99

Orientações aos autores para publicações   101

Tempo da Tesoura, Tempo da Cola: uma metodologia – Rosa Maria Carollo Blanco

Sinopse: Este artigo faz parte da tese de doutorado da autora na qual discute caminhos possíveis para a prática da clínica a partir das demandas do contemporâneo. Isto implica em pensar a psicopatologia a partir de outros parâmetros e em criar outras ferramentas para trabalhar a uma delas é arte da colagem.

Dioniso com Gentileza: uma contribuição junguiana –  Aurea Christina Torres

Sinopse: Esse artigo utiliza os conceitos teóricos da psicologia junguiana para contextualizar a conhecida biografia de José Datrino, o Profeta Gentileza. Esse estudo também seleciona alguns textos de psicologia analítica, filosofia, psicanálise, mitologia, antropologia e sociologia: o objetivo é o de discutir temas como a crise atual da psicoterapia, os conceitos de saúde e doença e a conexão entre natureza e civilização. A autora traça um paralelo com o mito grego de Dionísio e, então, identifica o padrão arquetípico que assegura a subjetividade e a inclusão social cotidiana de um indivíduo psicótico (Gentileza). A autora enfatiza que a conseqüência imediata disso é o valor inestimável que as orientações teórica e clínica junguianas podem ter no processo de pesquisa, compreensão clínica e reabilitação social dessas pessoas.

A Herança Psíquica – Renata Whitaker Horschutz

Sinopse: Este artigo aborda a herança psíquica—legados familiares transmitidos de geração em geração, de natureza religiosa, moral e cultural, encarados como verdadeiros Karmas familiares. Convida a uma reflexão sobre o “fantasma familiar” que, transformado, resolve o impasse da geração presente e projeta um novo passo, importante tanto para a vida pessoal, familiar e social, assim como para a herança das futuras gerações.

Vinicius, o Poeta do Amor; Jung, o Poeta da Alma – Dulce Helena Rizzardo Briza

Sinopse: Esse artigo fala de amor e de poesia e para isso foi escolhido o poeta, diplomata, escritor, jornalista, letrista, dramaturgo e diplomata Vinícius de Moraes. Fala da sua vida e obra. Vai também procurar abranger a visão que Jung tinha do tema, relacionando pontos de convergência e divergência entre eles. Ambos denunciaram as feridas da alma e, de maneiras diferentes, também o bálsamo que a conforta. Jung dizia que o amor e Deus se oferecem aos seus serviçais mais corajosos. Falou sabiamente do corajoso processo de individuação e nos impressiona com o seu. Vinícius, o “arauto do amor apaixonado” viveu a vida buscando o amor e a paixão, corajosamente. Jung, que “descobriu” a anima; Vinícius que fez dela seu altar.

Islã, Pós-Modernidade e Jung: um encontro possível? – Claudia Morelli Gadotti

Sinopse: A partir de um questionamento sobre o que significa arquetipicamente a dívida que o mundo ocidental tem com o Islã, a autora propõe uma reflexão sobre como a idéia de modernidade e do fundamentalismo islâmico habitam nosso imaginário coletivo e estão presentes nas nossas atitudes contemporâneas. Desenvolve um paralelo entre esta dimensão coletiva e a pessoal, entendendo a psique como vítima deste desencaixe entre os automatismos modernos e a vivência mítica, ocasionando um empobrecimento de sua capacidade de criar imagens e fantasias . Por fim, coloca a psicologia analítica como uma possibilidade de resgate da alma contemporânea e da própria experiência psíquica.

Histórias que a Alma Conta: reflexões sobre eventos do filme História Oficial – Elizabeth de Miranda Sandoval

Sinopse: Este artigo propõe uma reflexão a respeito dos fatos históricos relatados pelo filme A História Oficial de Luiz Puenzo, faz um paralelo sobre a visão literal e a visão simbólica dos eventos relatados. Sugere que, por mais incompreensíveis que os fatos possam parecer sob o olhar unilateral da visão do ponto de visto do ego, existem motivos que evidenciam a intencionalidade do inconsciente. Esta reflexão assinala uma das maneiras sugeridas pela alma para recontar a História Oficial, mais especificamente, o motivo da criança. Num percurso que vai da análise do contexto histórico ao nascimento da criança, seu abandono, trauma, adoção e possibilidade de transformação, o autor aponta para os processos do mundo anímico.