Ano: 2016
Orientador: Lunalva Fiuza Chagas

Resumo: O presente trabalho busca compreender a maternidade como uma oportunidade de resgate do feminino, a mãe in natura da qual a mulher tem se afastado na medida em que não se conecta a este feminino individual, mas busca respostas no feminino coletivo.
A maternidade é objeto de estudo, o que revela sua importância na atualidade. O posicionamento das mulheres frente ao mundo, a construção de sua identidade e o valor dado à maternidade fazem parte destas reflexões, que busca conhecer com maior detalhe os fatores que estruturam a relação da mulher com a maternidade tanto no período gestacional como posteriormente, com seu filho assim como os efeitos sobre a psique revelada e ativada com a chegada da maternidade.
A Psicologia Analítica Junguiana ofereceu o embasamento teórico para as reflexões e para a construção do conhecimento. Espera-se que as ponderações sobre esta relação tão íntima da mulher com seu feminino mais sagrado, possa contribuir para a compreensão da mulher e a maternidade como também apurar a escuta clínica.

Contato: joseanefv@terra.com.br