Ano:  2023
Orientador: Luiz Guilherme Mafle Ferreira Duarte

Resumo: A monografia trouxe uma análise do Impacto da Tecnologia da Informação e comunicação para a construção da visão de mundo no contexto sociopolítico. O aluno apresentou um estudo sobre os avanços da ciência e da tecnologia que permitem aos meios de comunicação de massa dos séculos XIX e XX servirem de base para o desenvolvimento das TICS (Tecnologia da Informação e Comunicação) do século XXI. O trabalho explora como as imagens são uma das formas mais antigas e poderosas da comunicação humana, bem como apresenta as críticas em relação ao uso negativo da tecnologia para a exploração e opressão que perpetuam em estruturas sociais desiguais e reforçam a hegemonia cultural dominante. Discute ainda a perda da experiência na sociedade moderna na perspectiva da psicologia analítica sobre o uso adequado da tecnologia e a influência do maquinário na representação das imagens da cultura de massa. Aborda também como a digitalização dos meios de comunicação não ocorreu de forma igualitária, deixando muitas pessoas sem Sufate acesso à informação e serviços online, o que levanta a questão sobre a desigualdade digital e desinformação.

As TICs são onde o fluxo informacional se tornam mais intensos e amplamente utilizados para o engajamento político. No entanto, a polarização política, a disseminação de fake news, e a desinformação afetam a qualidade do debate público e a confiança nas instituições políticas.

O presente estudo faz uma aproximação entre a psicologia analítica e a psicologia social apresentando os conceitos de complexo cultural e dissonâncial cognitiva para propor metodologias transdisciplinares de análise do contexto sociopolítico e suas manifestações simbólicas nos níveis individual e coletivo. A metodologia utilizada foi de revisão bibliográfica. Os resultados foram: a cultura de massa e a reprodução técnica da informação, impulsionadas pelas TICs, têm impacto significativo no contexto sociopolítico em que o indivíduo está inserido, impactando, assim, o seu processo de individuação.

Palavras – chaves: psicologia analítica, complexo cultural, dissonância cognifiva, TICs e política.
Contato: daniel.guim@gmail.com