Ano: 2022
Orientador: Silvia E.F. Graubart

Resumo: Esta pesquisa visa a tecer reflexões acerca do processo de individuação de Carl Gustav Jung (26/07/1875 – 06/06/1961) e o caminho de iniciação de Rudolf Steiner (27/02/1861 – 30/03/1925).
Os dois autores são apresentados por meio de uma breve biografia e da apresentação sintética do caminho das suas obras, além da análise do processo de autoconhecimento desenvolvido por cada autor, até o ápice do trabalho da interioridade conforme enunciado, qual seja, a individuação e a iniciação. Foram estudados os conceitos de complexos, arquétipos, sombra, função transcendente, símbolo, processo de individuação, a técnica de imaginação ativa e os principais conceitos de Steiner concernentes à esta pesquisa, como o Eu, o suprassensível, a meditação e os exercícios colaterais.
Foi encontrado um eixo central e uma meta muito semelhantes em ambos os processos investigados: o trabalho interno de conhecer e realizar, tanto quanto possível, a si mesmo. Nos dois autores fica evidenciado que quanto mais a pessoa se conhece, mais se realiza; mais autonomia e liberdade de pensar, sentir e agir engendra; mais única, mais criativa, livre e feliz se torna. Ser único e diferente é o que temos em comum com todos e é nossa primazia. Isso não é entendido como acaso nas duas linhas de pesquisa aqui apresentadas e torna cada um responsável por realizar sua própria individualidade. As duas visões aqui apresentadas são de grande ajuda no que tange a este objetivo. A outra semelhança que deve ser ressaltada é que as duas linhas de trabalho lançam mão dos mesmos símbolos e arquétipos dos antigos mistérios, mesmo que com formas de abordagem diferentes.
O estudo foi feito a partir da análise bibliográfica dos textos de C. G. Jung e de R. Steiner concernentes ao tema tratado, além de consultas aos principais comentadores da obra de Jung, com destaque a M.-L. von Franz, bem como ao estudo comparativo de G. Wehr e as publicações de Käthe Weizsäcker, além de outros autores antroposóficos.

Palavras-chave: tornar-se si mesmo, iniciação, unicidade, imaginação e meditação.

Contato: smendel@uol.com.br