Paula Perrone

A autora trabalha com o relato da história de vida como expressão da subjetividade. Através da modulação narrativa entrevê a interioridade de um homem e de uma mulher idosos e, com isso, desvela o sentido dos caminhos por eles encontrados. O tema da individuação perpassa toda a pesquisa, não só no plano teórico mas também por meio do levantamento dos complexos presentes nos relatos.
Para Jung o mundo é uma realidade que transcende a pessoa e, na medida em que o homem também é um pedaço do mundo, ele o traz dentro de si. A brecha para a fantasia de si e do mundo irrompe nas pregas da narrativa e permite ao ouvinte ou ao leitor compreender a singularidade de cada narrador.
Os relatos foram acolhidos no entrejogo das fantasias e das peculiaridades tipológicas individuais e entrelaçados `a perspectiva de libertação da personalidade individual da identificação com o inconsciente coletivo. As noções benjaminianas de narrativa e de experiência aparecem no texto relacionadas a conceitos fundamentais da psicologia analítica.

2003 –