Departamento de Terapia de Família e Casal

Contato: depto.familia@ajb.org.br

Coordenadoras

Maria Cristina Urrutigaray – Membro Analista IJRJ/ AJB/ IAAP
Paula Pantoja Boechat – Membro Analista IJRJ/ AJB/ IAAP

Participantes

Helena Saldanha – Membro Analista IJRJ/ AJB/ IAAP
Leiza Pereira – Membro Analista IJRJ/ AJB/ IAAP
Maria Cláudia Vater – Candidata em formação IJRJ
Maria Cristina Vieira – Candidata em formação IJRJ

A Natureza do Departamento

Encontros Mensais para debater textos dados

Objetivos

Produção de Artigos, e participações em Congresso da AJB

As reuniões realizadas

As Reuniões são realizadas por ZOOM.US

Os temas estudados/discutidos atualmente

Artigo de Paula Boechat apresentado no Congresso da IAAP em 1995,onde são traçados paralelos entre a Terapia Junguiana e a Terapia Familiar Sistêmica.

Publicações (física ou on line)

Artigo de Paula Boechat nos Cadernos Junguianos

Eventos realizados desde a sua fundação

Participação do Departamento no evento “Conversas Junguianas” do Instituto Junguiano do RJ, no dia  07/6/2019.
O Departamento promoveu um encontro sobre o Título de “Conversas Junguianas” no dia 03 de dezembro próximo passado de 14 às 16 horas com o tema: “Covid- 19 – Morte e Renascimento. O Refazer da Vida em Família” com a coordenação de Paula Boechat, e participação de Helena Saldanha, Leiza Pereira, Maria Claudia Vater, Maria Cristina Urrutigaray, Maria Cristina Vieira e Ursula Gramm. Os recurso obtidos foram todos remetidos à Casa das Palmeiras.

Propostas para 2022

Leitura do Livro: “Se você me ama, não me ame” do Mony Elkaim.
Eventos semestrais, sendo um deles seria no dia 20 de abril das 20 às 21:30hs, sobre o Filme: MEU IRMÃO, MINHA IRMÃ, com a direção de Roberto Capucci.
O filme deve ser visto antes na Netflix para o debate durante nosso encontro: “Vamos conversar sobre famílias?”
O outro encontro será em 27 de Julho, no mesmo horário, com tema ainda a combinar.

Mini curriculum e e-mail das coordenadoras

Maria Cristina Urrutigaray – macrisurrutigaray@gmail.com

Graduação em Bacharel em Psicologia (1977) e Formação de Psicólogo dada pelo Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro(1978).  Mestrado em Educação Com Ênfase em Psicopedagogia, pela Universidad de la Habana (2000). É Membro Analista Junguiana a partir de 2004 e Analista Didata (2009) pela IAAP – International Association for Analytical Psychology – Zurich, membro da Associação Junguiana do Brasil e do Instituto Junguiano do Rio de Janeiro; Pós graduada em psicologia Analítica pelo IBMR/IJRJ (2006). Pós graduada em psicopedagogia pela Universidad de la Habana (1998).Presidente do IJRJ -gestão 2012/2014; Diretora Financeira do IJRJ – gestão 2017-2019, e 2019 -2021. Diretora de REDES de INFORMAÇÃO da CLAPA- Comitê Latino Americano De Psicologia Analítica Coordenadora do curso de Psicologia da Universidade Estácio de Sá campus Ilha do Governador (de maio 2010 até maio 2017). Professora da pós-graduação no Instituto A Vez do Mestre (IAVM). Professora da pós graduação em Psicologia Analítica- Universidade Estácio de Sá /IJRJ, e do curso Extensivo em Psicologia Junguiana do IJRJ. Professora e supervisora nos cursos de Formação de Analistas do IJRJ. Foi supervisora de graduandos em psicologia nas Clínicas de Psicologia Aplicada- SPA.  Coordenadora do Curso de Formação em Arte Psicoterapia, com livros publicados pela WAK editora: Arteterapia – A Transformação Pessoal pelas Imagens; e INTERPRETANDO Imagens- TRANSFORMANDO Emoções.

Paula Pantoja Boechat – boechatp@uol.com.br

Médica (UFRJ), Analista Junguiana, Membro da IAAP, Membro Fundador da AJB e do Instituto Junguiano do RJ, Membro do Comitê de Ética da IAAP e sua atual Secretária Honorária, Especialista em Terapia Familiar (Núcleo), Mestre em Psicologia Clínica (PUC-RJ), Autora de vários artigos, e do livro: Terapia Familiar: Mitos, Símbolos e Arquétipos; RJ:WAK.