Coordenador(es):

Elisabeth Bauch Zimmermann – Membro Analista IPAC/ AJB/ IAAP
Paulo José Baeta Pereira – Membro Analista IPAC/ AJB/ IAAP

Membros Participantes: Analistas: Andréa Cunha Silva Franco; Paulo José Pereira Baeta; Liliana Valéria Crisci Abeid.

Convidados: Thâmara Oliveira Ulle Valdo; Karam Valdo; Joice Rodrigues Souza Honorato; Denise Cesar Marinho de Magalhães Gomes; Gláucia Helena Santiago Stephanes Soboll; Juliana Passos; Teresa Cristina Bretones; Edson Torres Felício; Ronaldo da Silva; Renata Domingos Volpato; Aydil da Fonseca Prudente e Gabriela de Lima Freitas.

A Natureza do Departamento: Estudo teórico-prático da relação entre a realidade psíquica e a somática. Ambas se expressam em imagens complementares ou em oposição. A oposição dos estados psíquicos está configurada em cada pessoa de um modo diferente. No entanto, é possível visualizar regularidades no decorrer dos processos integrativos. A integração se dá na vivência simbólica unificadora durante a vivência corporal e a emergência das imagens. Os conteúdos dessas imagens, uma vez integrados na consciência, ampliam o conhecimento de si mesmo e da natureza de seu caminho de integração e individuação.

Objetivos: O presente grupo de trabalho se propõe a articular experiências pessoais que ilustram teorias sobre a interação e a contiguidade entre os conceitos de psique e corpo dentro do contexto da Psicologia Analítica. A intenção é demonstrar como o despertar do corpo por meio da dança e movimentos improvisados, combinados com imaginação ativa, práticas ocorridas nos encontros do grupo do Departamento Psique-Corpo da AJB, podem tocar em aspectos psíquicos. Além disso, leituras e discussões sobre temas relacionados com o processo de imaginação, as qualidades do movimento corporal, e artes visuais se entrelaçam com as vivências práticas.

As reuniões realizadas: Reuniões teórico-práticas mensais de três horas e meia de duração. Comunicações regulares via Whatsapp no grupo Psique-Corpo na Psicologia Analítica.

Os temas estudados/discutidos atualmente: Relacionamento psique e corpo; Imaginação Ativa; Estudo de trechos de histórias de Eduardo Galeano associados a xilogravuras de Gilvan Samico.

Foram estudados os textos de CHODOROW, Joan – Dance Therapy and Depth Psychology: The Moving Imagination, GALEANO, Eduardo – O caçador de histórias e LEAL, B. Weydson – Entre a poesia e o papel (SAMICO)

Os textos orientaram o uso do movimento corporal em relação ao espaço, o tempo e à música e um trabalho de dança criativa que possibilitou a observação de sentimentos e imagens a partir dessa experiência com o movimento. Essas imagens foram desenhadas e comentadas de maneira geral no final dos encontros. Através da observação dos desenhos e dos relatos sobre o que foi vivenciado durante o movimento, foi evidenciado um trabalho de integração específico, que corresponde, de certa forma, à situação analítica. Foram organizados 10 encontros entre 2017 e 2018, e 5 encontros em 2019, com participantes convidados de áreas que têm, em suas atividades profissionais, atuações distintas. Estão entre elas, a psicologia, a medicina, a dança e a nutrição.

Publicações (física ou on line): Revendo a experiência da relação Psique corpo: O corpo simbólico – Elisabeth Bauch Zimmermann, Paulo José Baeta Pereira, e Karam Valdo, Cadernos Junguianos nº 14

Eventos realizados desde a sua fundação: Workshop na III Jornada da Associação Junguiana do Brasil Psicologia Junguiana: Integrando Saberes e Consciências – 2018

Workshop no XXIV Congresso da AJB

Propostas para 2019/2020: Continuar pesquisando a relação entre imagem e vivência corporal, além de estudar teoricamente essa relação e, ocasionalmente, a referência a textos poéticos, também vivenciados como imagem.

Mini curriculum e e-mail dos coordenadores: Elisabeth Bauch Zimmermann – zimmandrade@gmail.com.br

Psicóloga pela USP, analista junguiana pelo Instituto C.G. Jung de Zurique, licenciatura em Dança Moderna pela UFBA, Doutora em Saúde Mental pela UNICAMP, Docente do Instituto de Artes da UNICAMP, Diretora de Ensino do IPAC, Instituto de Psicologia Analítica de Campinas.

Andréa Cunha Silva – anddreacunha@gmail.com  

Psicóloga pela Faculdade Católica de Campinas, analista junguiana pelo IPAC, Mestra em Artes pela UNiCAMP, membro da Comissão de Ensino do IPAC.

Liliana Valéria Crisci Abeid – liliabeid@hotmail.com

Psicóloga pela Faculdade Católica de Campinas, analista junguiana pelo IPAC, mestra em Artes pela UNICAMP.

Paulo José Baeta Pereira –  paulobpereira@uol.com.br

Psicólogo pela Universidade de Zurique, analista junguiana pelo Instituto C.G. Jung de Zurique, dançarino e coreógrafo, docente do Curso de Dança – Licenciatura na Escola de Belas Artes da UFMG.

Demais observações importantes sobre o Departamento: Observamos durante os encontros que o grupo se engaja numa experiência integrativa de psique e corpo através das vivências profundas de dança e da emergência de imagens, além das audições de música, que proporcionam estados de concentração e vitalidade, tanto no grupo, como individualmente.