Resumo das atividades dos Grupos de Trabalho (GTs)
O II Encontro de Ensino Ampliado da Associação Junguiana do Brasil (AJB), realizado em 29 de março de 2025 no Instituto Junguiano do Rio de Janeiro (IJRJ), transcorreu num clima de muita cooperação e trocas, sendo um marco importante no aprofundamento do diálogo institucional sobre formação, relações, ensino, convívio e inclusão. Reunindo analistas em formação, analistas membros, diretores de ensino e demais colegas de diversos institutos da AJB, parte presencial e outros tantos no modo on-line. O encontro teve como principal objetivo dar continuidade aos debates iniciados nos encontros anteriores de cada um dos Gts, (ocorridos entre novembro de 2024 e março de 2025), e fortalecer a continuidade de uma proposta de construção coletiva de caminhos possíveis para o cuidado com os membros e propósitos da AJB – Associação junguiana no Brasil.
Organizado pela Direção de ensino e sua Comissão, os encontros e a metodologia dos grupos de trabalho, surgiu como fruto de um movimento orgânico e participativo do I Encontro ampliado, que se apresentou em encontros dos diferentes grupos de colegas que juntos, encontrou e consolidou cinco Grupos de Trabalho (GTs) temáticos, cada um dedicado a um eixo essencial:
-
-
- Relações Institucionais
- Clínica Ampliada, Estágios e Jung no mundo
- Critérios brasileiros (regiões e institutos) para os valores de supervisão, análise e seminários
- Currículo dos cursos de formação
- Políticas Afirmativas
-
Os 5 GTs foram formados por membros que elegeram voluntariamente um ou mais gts para se dedicarem a estudar, buscar e debater, nos meses que antecederam o encontro no Rj, à escuta, à reflexão e à produção de materiais que pudessem orientar ações futuras.
O presente documento não se propõe a encerrar debates ou proposições, mas sim a alimentar e atualizar o processo contínuo de diálogo, escuta e construção coletiva que tem norteado a proposta do Ensino Ampliado da AJB.
Resumo organizado dos itens abordados por cada Grupo de Trabalho (GT) no II Encontro de Ensino Ampliado da AJB:
GT 1: Relações Institucionais
Discutiu a necessidade de ampliar a comunicação entre diferentes segmentos da AJB.
Enfatizou a criação de um canal claro de comunicação para integrar analistas em formação, didatas, fundadores e recém-formados. Visando comunicar para alimentar uma participação associativa que desvele o quanto a associação é o resultado das ações, ou do descuido de seus membros. Propôs a criação de um boletim informativo para divulgar os trabalhos dos GTs a todos os integrantes da AJB. E a partir disso reunir o maior número possível de colegas interessados neste projeto de construção de uma associação viva, dinâmica e representativa.
GT 2: Clínica Ampliada
Envolveu a discussão sobre práticas clínicas que vão além do setting tradicional. Abordou intervenções comunitárias e inclusão de temas sociais contemporâneos. Discutiu a importância de temas como inclusão, psicoterapia acessivel, bem como supervisão e trocas culturais, entre outros, que são pouco explorados nos currículos atuais. Estes temas são essenciais a uma clinica preocupada em dialogar com o mundo em que vivemos. Realizou pesquisa através de entrevistas com os Institutos para reunir material e propiciar debate e trocas entre eles.
GT 3: Critérios Brasileiros
Teve como foco as diretrizes e critérios utilizados para avaliação e progressão na formação. Refletiu sobre os métodos de avaliação: produção de textos, autoavaliação, provas, estudo de caso e monografia.
Discutiu também a orientação (ou falta dela) recebida para elaboração dos trabalhos escritos.
GT 4: Currículo / Estudo de Currículo
Realizou uma análise comparativa entre os currículos dos institutos e os componentes pedagógicos da matriz da AJB.
Pontos fortes: fundamentos junguianos, análise de sonhos, técnicas clínicas, imaginação ativa, mitologia.
Lacunas: história da AJB/IAAP, ética, regimento, psicossomática, corpo, questões sociais, Nise da Silveira.
Sugeriu maior alinhamento entre a bibliografia usada e os temas atuais, com destaque para autores como Hillman e Edinger.
GT 5: Políticas Afirmativas e Bolsas
Debateu a questão da inclusão e a presença de políticas afirmativas na formação. Estudou os materiais já existentes na legislação assim como os documentos de instituições que tem estas políticas implementadas.
Discutiu a viabilidade de ampliação do acesso por meio de bolsas de estudo e critérios de distribuição, para a formação, cursos e congressos da associação. Ouviu profissionais que trabalham nesta área. A inclusão foi apontada como tema central nos encontros anteriores que motivaram a formação deste GT. Trouxe proposta de recomendação destas ações para implantação na AJB.