Ano: 2016
Orientador: Alessandro Caldonazzo Gomes

Resumo: Nessa pesquisa buscou-se refletir aspectos da teoria e da prática analítica infantil, mais especificamente, no contexto do setting analítico do Sandplay. O objetivo foi discutir a construção da alteridade na perspectiva da criança, como resultante da integração do dinamismo matriarcal e patriarcal na vida da criança. Desenvolvido como um estudo qualitativo e analítico-sintético, utilizou-se o método de pesquisa descritivo e exploratório para reunir, apresentar, interpretar e integrar os dados parcialmente coletados através da experiência clínica do Sandplay. Entre os temas tratados, discutiu-se o desenvolvimento infantil e suas especificidades, o trabalho analítico com crianças, a teoria e prática clínica do Sandplay e o campo intersubjetivo da relação terapêutica. Através da análise de três casos clínicos, foi possível estabelecer relações entre teoria e prática, demonstrando que o setting analítico do Sandplay facilita a tendência para o desenvolvimento da personalidade e para a realização individual, uma vez que representa um caminho para a re-conexão da criança com seus potenciais e para a retomada do curso natural e integral de seu desenvolvimento.

Palavras-chave: criança, sandplay, desenvolvimento infantil, alteridade, setting analítico infantil.

Contato: juliakaddis@gmail.com