Departamento de Corpo e Psique na Psicologia Analítica

Contato: depto.corpo@ajb.org.br

Coordenadora

Elisabeth Bauch Zimmermann – Membro Analista IPAC/ AJB/ IAAP

Participantes

Andréa Cunha Silva Franco – Membro Analista IPAC/ AJB/ IAAP e Mestre em Artes UNICAMP
Liliana Valéria Crisci Abeid – Membro Analista IPAC/ AJB/ IAAP e Mestre em Artes UNICAMP
Paulo José Pereira Baeta – Membro Analista IPAC/ AJB/ IAAP, Dançarino, Pós Doutor em Artes da Cena UNICAMP

Convidados

Thâmara Oliveira Ulle Valdo – Psicóloga Clínica
Karam Valdo – Psicólogo Clínico
Joice Rodrigues Souza- Honorato, Psicóloga Clínica
Denise Cesar Marinho de Magalhães Gomes – Psicóloga Clínica
Gláucia Helena Santiago Stephanes Soboll – Terapeuta Ocupacional e Nutricionista
Juliana Passos – Docente do Instituto Federal de Dança de Brasilia
Teresa Cristina Bretones – Psicóloga
Edson Torres Felício – Psicólogo
Ronaldo da Silva – Psicólogo
Renata Domingos Volpato – Licenciada e Mestra em Artes Cênicas da UNICAMP
Aydil da Fonseca Prudente – Psicóloga Clínica
Gabriela de Lima Freitas – Psiquiatra

A Natureza do Departamento

Estudo teórico-prático da relação entre a realidade psíquica e a somática. Ambas se expressam em imagens complementares ou em oposição. A oposição dos estados psíquicos está configurada em cada pessoa de um modo diferente. No entanto, é possível visualizar regularidades no decorrer dos processos integrativos. A integração se dá na vivência simbólica unificadora durante a vivência corporal e a emergência das imagens. O conteúdo dessas imagens, uma vez integrados na consciência, ampliam o conhecimento de si mesmo e da natureza de seu caminho de integração e individuação.
O que parece ser a grande contribuição de Jung para os nossos tempos, no que se refere à relação entre corpo e psique, é que ele nos ensina a lidar com a complementaridade inerente a ela. As informações que obtemos do inconsciente somático são reveladas através da imaginação, de um processo ligado ao sentimento e à sensação – uma sensação em grande parte introvertida – em que se apresenta uma configuração que quer se completar expressivamente.

Objetivos

O presente grupo de trabalho se propõe a articular experiências pessoais que ilustram teorias sobre a interação e a contiguidade entre os conceitos de psique e corpo dentro do contexto da Psicologia Analítica. A intenção é demonstrar como o despertar do corpo por meio da dança e movimentos improvisados, combinados com imaginação ativa, práticas ocorridas nos encontros do grupo do Departamento Psique-Corpo da AJB, podem tocar em aspectos psíquicos. Além disso, leituras e discussões sobre temas relacionados com o processo de imaginação, as qualidades do movimento corporal, e artes visuais se entrelaçam com as vivências práticas.

As reuniões realizadas

Reuniões teórico-práticas mensais de três horas e meia de duração. Comunicações regulares via Whatsapp no grupo Psique-Corpo na Psicologia Analítica.

Os temas estudados/discutidos atualmente

Relacionamento psique e corpo; Imaginação Ativa; Estudo de trechos de histórias de Eduardo Galeano associados a xilogravuras de Gilvan Samico.

Foram estudados os textos de CHODOROW, Joan – Dance Therapy and Depth Psychology: The Moving Imagination, GALEANO, Eduardo – O caçador de histórias e LEAL, B. Weydson – Entre a poesia e o papel (SAMICO)

Os textos orientaram o uso do movimento corporal em relação ao espaço, o tempo e à música e um trabalho de dança criativa que possibilitou a observação de sentimentos e imagens a partir dessa experiência com o movimento. Essas imagens foram desenhadas e comentadas de maneira geral no final dos encontros. Através da observação dos desenhos e dos relatos sobre o que foi vivenciado durante o movimento, foi evidenciado um trabalho de integração específico, que corresponde, de certa forma, à situação analítica. Foram organizados 10 encontros entre 2017 e 2018, e 5 encontros em 2019, com participantes convidados de áreas que têm, em suas atividades profissionais, atuações distintas. Estão entre elas, a psicologia, a medicina, a dança e a nutrição.

Publicações (física ou on line)

Revendo a experiência da relação Psique corpo: O corpo simbólico – Elisabeth Bauch Zimmermann, Paulo José Baeta Pereira, e Karam Valdo, Cadernos Junguianos nº 14

Eventos realizados desde a sua fundação

Workshop na III Jornada da Associação Junguiana do Brasil Psicologia Junguiana: Integrando Saberes e Consciências – 2018

Foi realizado um Workshop no XXV Congresso da AJB 2019

Propostas para 2019/2020

Continuar pesquisando a relação entre imagem e vivência corporal, além de estudar teoricamente essa relação e, ocasionalmente, a referência a textos poéticos, também vivenciados como imagem.

Mini curriculum e e-mail da coordenadora

Elisabeth Bauch Zimmermann –zimmandrade@gmail.com.br

Psicóloga pela USP, analista junguiana pelo Instituto C.G. Jung de Zurique, licenciatura em Dança Moderna pela UFBA, Doutora em Saúde Mental pela UNICAMP, Docente do Instituto de Artes da UNICAMP, Diretora de Ensino do IPAC, Instituto de Psicologia Analítica de Campinas.

Demais observações importantes sobre o Departamento

Observamos durante os encontros que o grupo se engaja numa experiência integrativa de psique e corpo através das vivências profundas de dança e da emergência de imagens, além das audições de música, que proporcionam estados de concentração e vitalidade, tanto no grupo, como individualmente.