Departamento de Corpo e Psique na Psicologia Analítica

Contato

E-mail: depto.corpo@ajb.org.br

Coordenadores

Dra. Elisabeth Bauch Zimmermann

Psicóloga pela USP – São Paulo-SP, Licenciatura em Dança Moderna na UFBA-BA. Diplomada como analista junguiana pelo Instituto C. G. Jung de Zurique, Suíça. Mestre e Doutora em Saúde Mental pela Unicamp – Campinas – SP. Livre Docência no Instituto de Artes da Unicamp, Especialização no Laban Art of Movement Studio, Inglaterra, Fundadora da Associação Junguiana do Brasil e do Instituto de Psicologia Analítica de Campinas. Associada a AGAP.

Dr. Paulo José Baeta Pereira

Professor Associado do Curso de Dança – Licenciatura na Escola de Belas Artes da UFMG; Psicólogo pela Universidade de Zurique; Doutorado e Pós-Doutorado em Artes pelo Instituto de Artes da UNICAMP – Campinas-SP; Analista Junguiano pelo Instituto C.G.Jung de Zurique; Membro do IPAC (Instituto de Psicologia Analítica de Campinas), associado à AJB (Associação Junguiana do Brasil), e à IAAP (International Association of Analytical Psychology); Professor em Iyengar Yoga; Contato Liaison de Auroville com Auroville International Brasil.

Apresentação / A natureza do departamento

O Departamento de Psique e Corpo na Psicologia Analítica se propõe a pesquisar a relação entre a expressão da psique e a dimensão corporal. Para tanto desenvolve encontros mensais de movimento corporal e estudo de textos previamente selecionados sobre esta temática. Os encontros envolvem exercícios de consciência corporal, improvisação em dança e objetivação de imagens através do desenho livre.

Por meio do envolvimento com a movimentação do corpo, seja ela espontânea ou estruturada, é possível experenciar ideias, sentimentos, imagens ou insights. O movimento também facilita a vivência integral da relação corpo-psique, levando a uma vivência existencial de totalidade.

O corpo é uma expressão da identidade, do eu em relação ao espaço, o tempo, os outros e o ambiente em geral, além de possibilitar o contato consigo mesmo e com as camadas mais profundas da psique.

Objetivos

É intenção deste grupo compreender o corpo como imagem e presença, deixando de ser apenas um objeto que realiza ações utilitárias. Ele se torna o sujeito de ações simbólicas que, uma vez integradas, ampliam a extensão da consciência, contribuindo assim com o processo de individuação.

É objetivo do grupo também, produzir artigos e promover encontros vivenciais com outras pessoas em simpósios ou congressos da AJB.

Participantes

Andréa Cunha Silva Franco – Membro Analista IPAC/ AJB/ IAAP e Mestre em Artes UNICAMP
Liliana Valéria Crisci Abeid – Membro Analista IPAC/ AJB/ IAAP e Mestre em Artes UNICAMP
Paulo José Pereira Baeta – Membro Analista IPAC/ AJB/ IAAP, Dançarino, Pós Doutor em Artes da Cena UNICAMP

Convidados

Thâmara Oliveira Ulle Valdo – Psicóloga Clínica
Karam Valdo – Psicólogo Clínico
Joice Rodrigues Souza- Honorato, Psicóloga Clínica
Denise Cesar Marinho de Magalhães Gomes – Psicóloga Clínica
Gláucia Helena Santiago Stephanes Soboll – Terapeuta Ocupacional e Nutricionista
Juliana Passos – Docente do Instituto Federal de Dança de Brasilia
Teresa Cristina Bretones – Psicóloga
Edson Torres Felício – Psicólogo
Ronaldo da Silva – Psicólogo
Renata Domingos Volpato – Licenciada e Mestra em Artes Cênicas da UNICAMP
Aydil da Fonseca Prudente – Psicóloga Clínica
Gabriela de Lima Freitas – Psiquiatra

Temas estudados e produções

Relacionamento psique e corpo; Imaginação Ativa; Estudo de trechos de histórias de Eduardo Galeano associados a xilogravuras de Gilvan Samico.

Foram estudados os textos de CHODOROW, Joan – Dance Therapy and Depth Psychology: The Moving Imagination, GALEANO, Eduardo – O caçador de histórias e LEAL, B. Weydson – Entre a poesia e o papel (SAMICO)

Os textos orientaram o uso do movimento corporal em relação ao espaço, o tempo e à música e um trabalho de dança criativa que possibilitou a observação de sentimentos e imagens a partir dessa experiência com o movimento. Essas imagens foram desenhadas e comentadas de maneira geral no final dos encontros. Através da observação dos desenhos e dos relatos sobre o que foi vivenciado durante o movimento, foi evidenciado um trabalho de integração específico, que corresponde, de certa forma, à situação analítica. Foram organizados 10 encontros entre 2017 e 2018, e 5 encontros em 2019, com participantes convidados de áreas que têm, em suas atividades profissionais, atuações distintas. Estão entre elas, a psicologia, a medicina, a dança e a nutrição.

Publicações

Revendo a experiência da relação Psique corpo: O corpo simbólico – Elisabeth Bauch Zimmermann, Paulo José Baeta Pereira, e Karam Valdo, Cadernos Junguianos nº 14

Eventos

Workshop na III Jornada da Associação Junguiana do Brasil Psicologia Junguiana: Integrando Saberes e Consciências – 2018

Workshop no XXV Congresso da AJB 2019