Departamento de Psicologia Infantil e Adolescente

Contato

E-mail: depto.infantil@ajb.org.br

Coordenadoras

Renata Whitaker Horschutz

Psicóloga Clínica, Membro didata do Instituto Junguiano de São Paulo-IJUSP, da Associação Junguiana do Brasil – AJB, Membro da International Association for Analytical Psychology-IAAP (Suíça), Título de Teacher Member obtido em Zurique pela Intenational Society for Sandplay Therapy ISST (Suíça). Membro fundadora do Instituto Brasileiro de Terapia Sandplay, Coordenadora do Departamento Infantil e do Adolescente da AJB desde 2016, especialista em Cinesiologia Integração Fisiopsíquica com base na Psicologia Junguiana pelo Instituto Sedes Sapientiae, idealizadora do site: www.psicologiasandplay.com.br – rewh@uol.com.br  –  WhatsApp: +55 (11) 992345526

Ana Carolina Falcone Garcia

Psicóloga Clínica, Membro didata do Instituto de Psicologia Analítica de Campinas – IPAC, da Associação Junguiana do Brasil – AJB, Membro da International Association for Analytical Psychology-IAAP (Suíça).

Especialista em Farmacodependência pela UNIFESP- PROAD. Especialista em Sexualidade Humana- UNICAMP. Mestre em Psicologia Clínica pela PUCSP- NÚCLEO DE ESTUDOS JUNGUIANOS. – acfalcone2007@hotmail.com  – WhatsApp: +55 (19) 981359835

Lya Bueno Rocha e Silva

Psicóloga Clínica, Membro didata do Instituto de Psicologia Analítica de Campinas – IPAC, da Associação Junguiana do Brasil – AJB, Membro da International Association for Analytical Psychology-IAAP (Suíça), Especialista em Psicologia Analítica e Neuropsicologia aplicada à Neurologia Infantil na pela Unicamp

Formação em Terapia de casal e Família

Coordenadora do Depto de Família AJB  – lyarochae@gmail.com – WhatsApp: +55 (19) 997960523

Participantes

Daniela Gauzzi Carneiro Nogueira – Membro Analista ICGJMG/ AJB/ IAAP
Kellen Sousa Oliveira Szeliga – Membro Analista IJPR/ AJB/ IAAP

Leonardo Seri – Candidato em formação IJUSP
Mariana Harumi – Candidato em formação IPAC
Regina de Moura Campos Campagnone – IPAC/ AJB/ IAAP
Silvio Lopes Peres – Membro Analista IPAC/ AJB/ IAAP

A Natureza do Departamento

Encontros mensais para com base na Psicologia Junguiana, estimular reflexões, leituras, discussões de filmes e trocas de experiências Clínicas e pessoais acerca da infância e adolescência ampliando a nossa compreensão do arquétipo da criança e do jovem em nossas práticas.

Objetivos

Produção de artigos, participações em Congressos da AJB, apresentação de palestras, aprimoramento da clínica.

Temas estudados e produções

2023: As novas conformações familiares com enfoque nas crianças e adolescentes – sexualidade, gênero e dissidências.

2020 – Estudo sobre as dependências tecnológicas em crianças e adolescentes.

Utilização da Arteterapia como recurso no atendimento clínico infantil e do adolescente.

2021 – Estudo sobre as rupturas psíquicas causadas por vivências traumáticas precoces e/ou no decorrer do desenvolvimento, bem como as maneiras que a psique reage a elas. 
            – Refletir sobre as possibilidades do atendimento clínico junguiano, com a finalidade de restaurar o mundo interior e exterior do indivíduo que passou por experiências traumáticas. Foi utilizado como base para as reflexões o livro:
KALSCHED, D.; O Mundo Interior do Trauma, Defesas arquetípicas do espírito pessoal; Ed. Paulus, 2013.

Publicações

2017 – Artigo publicado nos Anais do XXIV Congresso Nacional da AJB – Fronteiras – “Fronteira entre a criatividade e a padronização dos 7 aos 14 anos” – Site: ijpr.org.pr

2018 – Artigo publicado nos Cadernos Junguianos, N.º14  – “Utilização do Lego como Recurso Terapêutico: Reparação, Conexão e Estruturação da Personalidade”

2022 – Artigo publicado nos Anais XXVI Congresso da AJB – Guarujá / São Paulo – Tema: Tempos incertos e as consequências na psique das crianças e adolescentes – Link: https://ipacamp.org.br/congresso2022/3d-flip-book/anais-xxvi-congresso-ajb-tempo/ p. 361.

Publicações disponibilizadas:

Acesse o site –  http://www.psicologiasandplay.com.br/artigo/

Título: A Criança Superdotada

Título: A necessidade de realmente enxergar a criança

Título: Crianças e animal de estimação

Título: O corpo como instrumento da psique na criança

Título: O sofrimento infantil e as demandas de análise psicoterápica

Eventos

2020 – Reflexões sobre os efeitos das mídias eletrônicas no desenvolvimento de crianças e adolescentes – Live realizada pelo Instituto C. G. Jung MG – https://www.youtube.com/live/WMiOEl5lqo4

2016 – Apresentação de pôster sobre o Departamento para o XXIII Congresso da AJB realizado em Ouro Preto, MG 

2017 – Palestra apresentada no XXIV Congresso Nacional da AJB realizado em Foz do Iguaçu, com o tema: “Fronteira entre a criatividade e a padronização dos 7 aos 14 anos”

2018 – Palestra apresentada na III Jornada da AJB – em Campinas/SP – Tema: “À flor da pele: reflexões sobre a autoagressão entre jovens”

2019 – Palestra apresentada no XXV Congresso da AJB – Bento Gonçalves/Rio Grande do Sul – Tema: Emergência: quando o pedido de socorro aparece no consultório psicológico através das crianças e dos adolescentes.

2022 – Palestra e vivência apresentadas no XXVI Congresso da AJB – Guarujá / São Paulo – Tema: Tempos incertos e as consequências na psique das crianças e adolescentes.