Associação Junguiana do Brasil 25 Anos

Monografias

Voltar

Autor: MISSAGIA DE MATTOS, Solange
Título: O Dragão e o Herói na Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung
Ano: 2012
Orientador: Alberto Delpino de Mendonça

Esta monografia tem como objetivo realizar uma pesquisa teórica sobre as imagens arquetípicas do dragão primordial e a do herói na psicologia analítica de Carl Gustav Jung.
O método seguido é o de uma incursão na teoria analítica junguiana, tendo como principal referência as Obras Completas de Carl Gustav Jung e as obras que expõem sua biografia, com destaque especial para o manuscrito “O Livro Vermelho de Carl Gustav Jung”.

Inicialmente, procura-se situar o autor na comunidade científica de seu tempo, destacando-se o Círculo de Eranos e o Centro de Pesquisa sobre o Imaginário. Este último, por ser uma instituição científica guardiã dos estudos da imagem enquanto ciência iniciada em Eranos por Jung.
Com base na epistemologia da imagem no contexto histórico de Jung, a pesquisa prossegue desenvolvendo o primeiro e o segundo momento do mito, fazendo um estudo de como ocorre a expressão mítica no coletivo e no indivíduo.

O herói é destacado enquanto imagem arquetípica, no âmbito mitológico, referendando-se o simbolismo do herói na concepção junguiana e relacionando-se este símbolo ao processo de individuação, elaborado e proposto pelo mestre de Küsnacht, Carl Gustav Jung, o fundador da "Psicologia Analítica".

Instituto de Psicologia Analítica de Campinas
Instituto C.G. Jung Minas Gerais
Instituto Junguiano do Paraná
Instituto Junguiano do Rio Grande do Sul
Instituto Junguiano do Rio de Janeiro
Instituto Junguiano de São Paulo
Instituto Junguiano de Brasília
Instituto de Psicologia Analítica da Bahia

Associação Junguiana do Brasil - AJB - Todos os direitos reservados

Rua Cardoso de Almeida, 1005, casa 6
CEP 05013-001 – Perdizes – SP
www.ajb.org.brajb@ajb.org.br

by Elav