Associação Junguiana do Brasil

Monografias

Voltar

Autor: WERRES, Joyce Lessa
Título: O complexo materno e a personalidade puer
Ano: 2010
Orientador: Paula Pantoja Boechat

Este trabalho visa investigar a relação existente entre o complexo materno e as variações da personalidade do tipo puer. Este estudo torna-se relevante em função de observar-se, com grande frequência, tanto em homens quanto em mulheres, uma dificuldade em ingressar na vida adulta, implicando no adiamento do cumprimento das exigências da vida.

Neste sentido é feita uma reflexão sobre duas causas que mantém o sujeito regredido: a necessidade de manutenção do conforto no mundo da mãe e o medo da confrontação com este conflito psíquico.

A realização deste trabalho foi inspirada na observação clínica da autora que constatou ser comum a dificuldade que o adulto portador de um complexo materno negativo encontra para organizar sua vida adulta. Observa-se que muitas vezes, mesmo que o sujeito tenha construído uma idealização da figura da mãe e entenda a relação a partir desse ideal, há um efeito negativo em sua vida, pois ele fica preso no complexo materno. Nessa observação e estudo foi levada em consideração a forma como o adulto, que apresenta um comportamento pueril, enfrenta sua vida pessoal, afetiva e profissional.

Para tal, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, das obras completas de C. G. Jung e de diversos autores que utilizam o referencial junguiano.

Instituto de Psicologia Analítica de Campinas
Instituto C.G. Jung Minas Gerais
Instituto Junguiano do Paraná
Instituto Junguiano do Rio Grande do Sul
Instituto Junguiano do Rio de Janeiro
Instituto Junguiano de São Paulo
Instituto Junguiano de Brasília
Instituto de Psicologia Analítica da Bahia

Associação Junguiana do Brasil - AJB - Todos os direitos reservados

Rua Cardoso de Almeida, 1005, casa 6
CEP 05013-001 – Perdizes – SP
www.ajb.org.brajb@ajb.org.br

by Elav