Associação Junguiana do Brasil 25 Anos

Monografias

Voltar

Autor: WENTH, Renata Cunha
Título: Pais Adotivos – reflexões arquetípicas sobre os mistérios deste encontro
Ano: 2004
Orientador: Áurea Roitman e Gustavo Barcellos

Pais Adotivos – reflexões arquetípicas acerca dos mistérios deste encontro – é tanto um depoimento do autor sobre sua experiência em adotar um filho, quanto uma pesquisa e reflexões teóricas sobre a adoção.

Há um entrelaçamento entre conceitos fundamentais da teoria junguiana, como a consciência e o inconsciente, arquétipos e inconsciente coletivo, perspectiva simbólica, individuação e pesquisas sobre a adoção.

A reflexão arquetípica acontece através da análise dos diferentes arquétipos constelados na adoção e na importância colocada sobre estarmos conscientes da atuação destes – de refletirmos – para uma melhor qualidade do processo de adoção.

Analisar a constelação de fantasias arquetípicas relacionadas à transcendência é um dos principais temas deste trabalho, conduzindo o autor a olhar para o encontro entre pais e filhos nas adoções como um encontro sujeito às ações destes arquétipos e ao criativo trabalho de relacionar-se, uma transformação contínua.

Este trabalho coloca a adoção como um encontro que se relaciona com os laços da alma. Laços estes que, ao estarem conscientes, tornam as famílias adotivas férteis em favorecer o desenvolvimento das singularidades de seus filhos; bem como os encaminham a uma adoção plena de sentido.

Instituto de Psicologia Analítica de Campinas
Instituto C.G. Jung Minas Gerais
Instituto Junguiano do Paraná
Instituto Junguiano do Rio Grande do Sul
Instituto Junguiano do Rio de Janeiro
Instituto Junguiano de São Paulo
Instituto Junguiano de Brasília
Instituto de Psicologia Analítica da Bahia

Associação Junguiana do Brasil - AJB - Todos os direitos reservados

Rua Cardoso de Almeida, 1005, casa 6
CEP 05013-001 – Perdizes – SP
www.ajb.org.brajb@ajb.org.br

by Elav