Associação Junguiana do Brasil 25 Anos

Monografias

Voltar

Autor: VALENTE CORRÊA PINTO, Rosa
Título: UMA VISÃO ARQUETÍPICA DO TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR e o sofrimento da anima mundi
Ano: 2008
Orientador: Gelson Luis Roberto

O presente trabalho teve como objetivo a amplificação da visão do Transtorno Afetivo Bipolar, dentro do pensamento da Psicologia Analítica de C.G. Jung e da Psicologia Arquetípica de James Hillman. A motivação para a escolha do tema provém da própria prática clínica em consultório, devido a alta incidência de pacientes sofrendo o Transtorno Bipolar ou de pacientes que relatavam casos de familiares e amigos próximos sofrendo dessa patologia. Como o microcosmo reproduz o que se passa, positiva e negativamente, no macrocosmo e vice-versa, o trabalho busca amplificar esse conceito, utilizando idéias fundamentais tais como o conceito de arquétipo de C.G. Jung e o conceito de anima mundi de James Hillman, acreditando haver uma interligação entre as almas individual e do mundo. Através dessa interligação pode-se entender que as patologias apresentadas pelas psiques individuais referem-se aos mesmos sofrimentos da alma do mundo.

A doença é aqui entendida a partir de um ponto de vista metafórico, baseado da crença de que a psique cria a patologia como uma forma de se expressar, individual e coletivamente. A partir deste ponto de vista, buscou-se um paralelo com a histeria e com a forma de como esta patologia trouxe, no final do século XIX, a mulher para o centro dos estudos psiquiátricos, ocasionando não apenas a liberação do feminino, mas, também, o avanço na compreensão dos distúrbios mentais.

Os fenômenos depressivos e maníacos foram analisados através de uma leitura arquetípica, sendo usados os mitos de Crono-Saturno e Dioniso, respectivamente, numa tentativa de entender o que esta patologia está querendo mostrar na história do indivíduo e do mundo.

Instituto de Psicologia Analítica de Campinas
Instituto C.G. Jung Minas Gerais
Instituto Junguiano do Paraná
Instituto Junguiano do Rio Grande do Sul
Instituto Junguiano do Rio de Janeiro
Instituto Junguiano de São Paulo
Instituto Junguiano de Brasília
Instituto de Psicologia Analítica da Bahia

Associação Junguiana do Brasil - AJB - Todos os direitos reservados

Rua Cardoso de Almeida, 1005, casa 6
CEP 05013-001 – Perdizes – SP
www.ajb.org.brajb@ajb.org.br

by Elav