Associação Junguiana do Brasil 25 Anos

Monografias

Voltar

Autor: PINHEIRO BUENO, Clenir Antônia
Título: ESPÍRITO: uma abordagem transdisciplinar
Ano: 2008
Orientador: Gelson Luis Roberto

Este trabalho pretende discutir o conceito de espírito segundo o pensamento de Jung, mas sem se restringir às suas definições, tendo, pois, como finalidade dimensionar para realidade presente o conceito abstrato de “espírito”, objetivando-o como tema de estudo.

Primeiramente, ao analisar a vida e obra de Jung buscou-se o entendimento da importância do tema espírito na elaboração de sua teoria. Posteriormente, foram analisados seus conceitos de complexo, arquétipo, alquimia e morte, relacionando-os com as concepções junguianas de espírito. Abordou-se ainda o tema da religião em algumas das suas expressões. Foram também tratadas algumas relações da física com espírito.

Observando a obra de Jung foi possível avançar na afirmação de que sua produção intelectual foi calcada numa estrutura de pensamento fundada tanto na ciência da época, quanto nas sucessivas tentativas de aceitar as manifestações do espírito como parte natural da experiência humana.

O conceito de espírito apresenta diferentes concepções ao longo da obra junguiana. Esse fato pode ser identificado em parte em uma ambivalência que é característica dos conceitos da psicologia analítica. Por outro lado, tal diversidade de entendimentos sobre o mesmo tema denotam a complexidade inerente ao assunto. A postura teórica de Jung permite uma flexibilidade a partir da qual concepções diversas dialogam sem que uma assuma primazia sobre a outra. Essa pluralidade de entendimentos mostra o quanto a noção de espírito resiste a uma descrição puramente conceitual ou intelectual. Assim, é importante que se atente para a necessidade de não se reduzir o espírito ao seu aspecto puramente conceitual. “Espírito” é um nome já culturalmente consagrado que tem por finalidade representar um fenômeno vivo e pleno de diversidade e formas de manifestação.

Uma obra tão vasta merece estudos profundos que só o tempo permitirá realizar. A proposta deste trabalho é mais modesta e consiste em oferecer uma sistematização inicial aos escritos de Jung sobre o tema do espírito.

Instituto de Psicologia Analítica de Campinas
Instituto C.G. Jung Minas Gerais
Instituto Junguiano do Paraná
Instituto Junguiano do Rio Grande do Sul
Instituto Junguiano do Rio de Janeiro
Instituto Junguiano de São Paulo
Instituto Junguiano de Brasília
Instituto de Psicologia Analítica da Bahia

Associação Junguiana do Brasil - AJB - Todos os direitos reservados

Rua Cardoso de Almeida, 1005, casa 6
CEP 05013-001 – Perdizes – SP
www.ajb.org.brajb@ajb.org.br

by Elav