Associação Junguiana do Brasil 25 Anos

Monografias

Voltar

Autor: PETRAGLIA, Eliane Keinert
Título: A mulher e suas relações
Ano: 2007
Orientador: Maria de Lourdes B. Sanches

O objetivo desta monografia é fazer uma análise sobre a mulher e suas inquietações, dificuldades, preconceitos, limitações, inibições e luta para conseguir seu lugar na sociedade em uma condição semelhante a do homem.

Este estudo procura levar em conta as diferenças entre os sexos, mas com respeito e consideração, valores inerentes ao ser humano. No inicio deste trabalho, é feito um comentário sobre a mulher no passado referente às evolução pelas quais passou e como estas se deram.

Ainda, este estudo focaliza a mulher em seus ciclos de vida como a primeira menstruação;a adolescência, com as transformações no corpo; a TPM (tensão pré-menstrual), fase que destempera a mulher; suas relações com namorado, marido, amante, filhos, netos; enfim, a forma com que a mulher interage com a vida.

O trabalho também aborda como é mulher BA primeira metade da vida e na segunda metade, na qual ela inicia um trabalho maior para o desenvolvimento da sua polaridade: o animus.

Ao sofrer transformações e fazer escolhas mais definidas, ela dirige-se ao encontro do Self, desenvolvendo sua alma, o que leva a uma transcendência. Integrando as polaridades, a mulher descobre, dessa forma, seu tesouro interno, o que lhe dá sentido a vida.

Instituto de Psicologia Analítica de Campinas
Instituto C.G. Jung Minas Gerais
Instituto Junguiano do Paraná
Instituto Junguiano do Rio Grande do Sul
Instituto Junguiano do Rio de Janeiro
Instituto Junguiano de São Paulo
Instituto Junguiano de Brasília
Instituto de Psicologia Analítica da Bahia

Associação Junguiana do Brasil - AJB - Todos os direitos reservados

Rua Cardoso de Almeida, 1005, casa 6
CEP 05013-001 – Perdizes – SP
www.ajb.org.brajb@ajb.org.br

by Elav