Associação Junguiana do Brasil 25 Anos

Monografias

Voltar

Autor: KLAFKE, Anita Mussi
Título: Quando a Psique Ganha Corpo - Uma Compreensão Arquetípica dos Transtornos Alimentares
Ano: 2011
Orientador: Walter Boechat

O presente estudo tem como objetivo a compreensão da psicodinâmica dos transtornos alimentares e seu significado no universo feminino, enfatizando a anorexia, por meio de uma visão arquetípica da psicologia analítica junguiana. O trabalho se justifica pela constatação do aumento da incidência desses transtornos e seus sintomas geradores de outras patologias na população em geral.

Considerando-se os significados que as patologias ligadas à alimentação assumem na nossa cultura ocidental, patriarcal e capitalista, sendo inclusive motivo de discriminação em diversos seguimentos sociais, a presente pesquisa pode ser considerada atual e importante para a reflexão acerca dessa problemática, tanto para a saúde pessoal quanto para a saúde coletiva.

O método de pesquisa utilizado foi o bibliográfico e a observação clínica. Com base nos parciais da doença, observados na prática clínica, buscou-se a amplificação simbólica dos sintomas, através da mitologia, a fim de identificar a estrutura arquetípica destes transtornos corporais e ampliar as possibilidades de tratamento.

Os distúrbios corporais foram considerados também com base numa visão da dissociação do Ego/Si-mesmo e da Persona/Sombra, tendo como busca a totalidade corpo/psique, por meio da redenção da alma individual e coletiva.

Instituto de Psicologia Analítica de Campinas
Instituto C.G. Jung Minas Gerais
Instituto Junguiano do Paraná
Instituto Junguiano do Rio Grande do Sul
Instituto Junguiano do Rio de Janeiro
Instituto Junguiano de São Paulo
Instituto Junguiano de Brasília
Instituto de Psicologia Analítica da Bahia

Associação Junguiana do Brasil - AJB - Todos os direitos reservados

Rua Cardoso de Almeida, 1005, casa 6
CEP 05013-001 – Perdizes – SP
www.ajb.org.brajb@ajb.org.br

by Elav