Monografias
VoltarAutor: GUIDON, Angela
Título: Fênix: Uma Ampliação Simbólica sobre Morte e Renascimento
Ano: 2010
Orientador: Gustavos Barcellos
Este trabalho traça um paralelo entre o mito da Fênix e nossos processos psicológicos de transformação da alma, vividos a partir do fogo, como o elemento primordial para recriarmo-nos, na procura de tornarmo-nos cada vez mais nós mesmos, com o nosso próprio fogo psíquico ativado.
A imagem da Fênix, que tem a capacidade de se reinventar recriando-se a partir do seu queimar, transformando-se em cinzas para, só a partir delas renascer, é um emblema da alma, do renascimento, assim como é o símbolo de uma vontade irresistível de sobreviver. Portanto, tem similaridade com o processo de individuação, quando somos tomados pelo instinto de nos tornarmos nós mesmos, e também com o processo analítico, quando vamos procurar a ajuda do analista para nos transformar, sendo ele o facilitador e acelerador do nosso processo de individuação. A incerteza e o sofrimento fazem parte desse nosso processo. As nossas ambiguidades e os nossos complexos sofridos e mutáveis são também representados pela Fênix, na duplicidade da anima e do animus vividas no mito.
O significado de a Fênix queimar a partir de seu fogo é a transformação interna propriamente dita, uma vez que sua energia não está mais ativa na forma antiga de ser e, portanto, precisa queimá-la, reduzindo-se a cinzas e só assim encontrará sua essência. O fogo escondido nas cinzas se manifesta quando renunciamos aos chamados do ego, para darmos vida e fogo aos apelos da alma; esta é a germinação da nova Fênix, é a renovação.
A origem dessa imagem interna está nos arquétipos e sua expressão está representada no Mito da Fênix. A proposta é, portanto, mostrar a Fênix como uma possibilidade de modelo de transformação por meio da morte e do renascimento, por ter um princípio e um fim, para depois recomeçar e terminar novamente, ajudando-nos em nosso processo de individuação.
Palavras-chave: Fênix, transformação, renascimento, fogo, individuação.