Associação Junguiana do Brasil

Monografias

Voltar

Autor: FUENTES, Lygia Aride
Título: O Diabo Fascinosum
Ano: 1997
Orientador: Walter Boechat

Pretendeu-se, com este trabalho, pesquisar o surgimento da imagem do Diabo, sua formação e o que ela representa: uma realidade psicológica que o homem ocidental não pode negar. Essa afirmação originada nas idéias de Carl Gustav Jung norteia o nosso trabalho.

Percorreu-se, historicamente, a relação do homem com as primeiras idéias religiosas e os processos pelos quais a cultura judeu-cristã, moldando e imprimindo na consciência o Arquétipo do Grande Inimigo através das projeções de aspectos psíquicos irracionais, o apresenta como uma ameaça externa.

Pesquisou-se, ainda, algumas abordagens teológicas e filosóficas dessas idéias que sempre ocuparam o pensamento do homem levando-o a empreender uma busca para responder o problema do mal.

Este trabalho surgiu da necessidade de transmitir a experiência clínica, ou seja, da elaboração psicológica, em análise, das imagens do Diabo surgidas nos relatos e sonhos de clientes. Os sonhos são a matéria-prima que sustentou o nosso trabalho de interpretação baseado na Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung.

Finalmente, tratamos das relações entre os conteúdos psíquicos, como expressão de conflitos internos, sejam eles individuais ou coletivos; o mal e o problema ético. Questões que se mantêm abertas na obra de Carl Gustav Jung.

Instituto de Psicologia Analítica de Campinas
Instituto C.G. Jung Minas Gerais
Instituto Junguiano do Paraná
Instituto Junguiano do Rio Grande do Sul
Instituto Junguiano do Rio de Janeiro
Instituto Junguiano de São Paulo
Instituto Junguiano de Brasília
Instituto de Psicologia Analítica da Bahia

Associação Junguiana do Brasil - AJB - Todos os direitos reservados

Rua Cardoso de Almeida, 1005, casa 6
CEP 05013-001 – Perdizes – SP
www.ajb.org.brajb@ajb.org.br

by Elav