Associação Junguiana do Brasil 25 Anos

Monografias

Voltar

Autor: FARIA, Durval Luiz de
Título: O homem e o encontro amoroso: imagens da anima em três canções de Tom Jobim
Ano: 2006
Orientador: Gustavo Barcellos

Em nossa cultura, predominantemente patriarcal, o homem, na maioria das vezes, tem muita dificuldade em estabelecer contato com a área afetiva-emocional e com os conteúdos ligados ao feminino, à sensibilidade e ao relacionamento com a mulher.

Dentro de um enfoque junguiano, esta pesquisa procurou compreender a atitude do gênero masculino perante o encontro amoroso e o feminino interior, a anima.

Para tanto, adotamos como caminho metodológico para examinar esta questão a expressão do homem (protagonista) nas canções de Antonio Carlos Jobim. Foram selecionadas vinte e seis canções que versavam sobre o encontro amoroso; estas canções foram colocadas em categorias segundo a Análise de Conteúdo (Bardin, 1977): encontro, o desencontro e a natureza e os processos afetivos. Escolhemos, para a análise, uma canção representativa de cada categoria “Meditação”, “Lígia” e “As praias desertas”, respectivamente. Estas canções foram submetidas ao procedimento de amplificação simbólica (Penna, 2003) e escuta musical (Rocha, 2005).

As imagens que emergiram na pesquisa nos fizeram concluir que, em “Praias Desertas” a praia, como uma anima da natureza, age como um chamado do sujeito para a relação com o inconsciente e com suas possibilidades criativas para o encontro amoroso; em “Lígia” o protagonista se nega ao encontro amoroso, em função de dificuldades no relacionamento com a figura feminina e uma provável projeção de anima; e “ meditação” descreve um processo de transformação do homem frente ao amor e à anima.

Concluímos com a idéia de que estas (e outras) são possibilidades do homem frente ao encontro amoroso e que devem ser discutidas, tendo em vista seu processo de individuação.

Instituto de Psicologia Analítica de Campinas
Instituto C.G. Jung Minas Gerais
Instituto Junguiano do Paraná
Instituto Junguiano do Rio Grande do Sul
Instituto Junguiano do Rio de Janeiro
Instituto Junguiano de São Paulo
Instituto Junguiano de Brasília
Instituto de Psicologia Analítica da Bahia

Associação Junguiana do Brasil - AJB - Todos os direitos reservados

Rua Cardoso de Almeida, 1005, casa 6
CEP 05013-001 – Perdizes – SP
www.ajb.org.brajb@ajb.org.br

by Elav