Associação Junguiana do Brasil 25 Anos

Monografias

Voltar

Autor: CAPRIOTTI, Letícia Maura
Título: Multiplicidade de Lágrimas: o choro e suas diferentes nuances
Ano: 2007
Orientador: Gustavo Barcellos e Renata Wenth

Tratando de um assunto que é tão pouco estudando como o choro, Multiplicidade de lágrimas: o choro e suas diferentes nuances aborda o tema sob o enfoque da psicologia Analítica de C.G Jung e da psicologia Arquetípica de J. Hillman.

Além de trazer exemplos das lágrimas nas mais diversas manifestações da alam humana (como na literatura e na religião, por exemplo), esse trabalho se aprofunda especificamente em explorar as peculiaridades dos diferentes choros.

Partindo da premissa de que não há dois choros iguais, de que cada choro é único e tem características que podem ser exploradas e ampliadas, esse trabalho se dedica a explicitar as diferentes singularidades dos choros: suas diversas causas, funções psicológicas e formas de manifestação.

Chamando a atenção para o fato de que dificilmente o choro é respeitado e verdadeiramente ouvido, aqui se fala da possibilidade de refinamento, aprimoramento, “educação” do choro e convida a ouvir o choro com um ouvido mais apurado e atento às nuances e particularidades de cada um.

Trazendo o tema para o campo específico da prática da psicoterapia, aborda-se a questão dos diferentes choros do paciente e suas funções e também as reações do analista frente a eles, bem como a questão do choro do próprio analista.

Instituto de Psicologia Analítica de Campinas
Instituto C.G. Jung Minas Gerais
Instituto Junguiano do Paraná
Instituto Junguiano do Rio Grande do Sul
Instituto Junguiano do Rio de Janeiro
Instituto Junguiano de São Paulo
Instituto Junguiano de Brasília
Instituto de Psicologia Analítica da Bahia

Associação Junguiana do Brasil - AJB - Todos os direitos reservados

Rua Cardoso de Almeida, 1005, casa 6
CEP 05013-001 – Perdizes – SP
www.ajb.org.brajb@ajb.org.br

by Elav