Associação Junguiana do Brasil

Livros

Abaixo disponibilizamos uma lista de livros publicados por membros da AJB sobre temas relacionados à Psicologia Analítica.

  • Imagem Livro

    Sonhos na Psicologia Junguiana

    Durval Luiz de Faria, Laura Villares de Freitas e Marion Rauscher Gallbach

    Jung foi um dos pioneiros no estudo dos sonhos. Pela sua noção de inconsciente e de vida psíquica, construiu uma maneira própria e original de trabalho com os sonhos na psicoterapia, que leva em conta tanto o inconsciente individual quanto o coletivo. Propôs o método de amplificação simbólica. A partir de fins do século XX, a Psicologia Analítica lança-se em novas formas de trabalho com os sonhos, para além de sua consideração na psicoterapia individual. Os analistas e terapeutas que aqui se apresentam ampliam criativamente a circunscrição do método, com peculiar ênfase ao trabalho com sonhos e grupos, à consideração do corpo, à utilização de recursos expressivos e artísticos e à sua aplicação em diferentes contextos, que ampliam o atendimento ao sofrimento da rede pública, na saúde mental, nas casas-abrigos, respondendo, assim, à grande diversidade de demandas da contemporaneidade.

    2014



  • Imagem Livro

    Feminino, Masculino e Relacionamento Amoroso

    Durval Luiz de Faria

    Esta coletânea se propõe a uma reflexão sobre a masculinidade e feminilidade contem-porâneos e principalmente sobre o relaciona¬mento amoroso, realizado a partir de pesqui¬sas e ensaios de autores ligados à abordagem junguiana. Ela traz indagações sobre a cultura con¬temporânea, suas formas de ser homem e mu¬lher e modos de relacionamento amoroso. Vive-se hoje um paradoxo entre atitudes, valores e estruturas conectadas ao patriar¬cado tradicional, onde homem, mulher e ca¬samento eram peças de um jogo imutável e transformações na identidade masculina e fe¬minina, onde se propõem outras estruturas identitárias e formas novas de relacionamen¬to. Aquilo que era tradição apenas, hoje se transforma em novas possibilidades de ser e de existir. Experimentações onde a alteri¬dade possa ser respeitada, num presente que se constrói.

    2017



  • Imagem Livro

    Ensaios sobre a Clínica Junguiana

    Clara Rossana Ferraro de Sá, Eliane Berenice Frota Luconi, Eloisa M. D. Penna, Eunice de Faria Einloft, Gelson Luis Roberto, Gustavo Barcellos, Joyce Lessa Werres, Marisa Campio Muller, Paula Pantoja Boechat, Rosa Valente Correa Pinto, Walter Boechat

    Ensaios sobre a Clínica Junguiana reúne o pensamento de diversos psicólogos e analistas junguianos em suas experiências clínicas. O assunto central é a complexidade humana, na qual os autores lançam o olhar sobre os diversos aspectos da psique, como esta influência e é influenciada, numa relação de mutualidade com o meio, imprimindo marcas no individuo, desencadeando processos criativos e ativando elementos psíquicos restauradores de equilíbrio. A iniciativa deste trabalho é fruto da união dos esforços dos integrantes do instituto Junguiano do Rio Grande do Sul, a qual foi homenageado com a colaboração intelectual de diversos analistas filiados à IAAP.

    2005



  • Imagem Livro

    Sonhos e Arte

    Irene Gaeta

    Os sonhos são mensagens únicas de nosso inconsciente. Através das imagens dos sonhos, podemos acessar conteúdos de nossa história passada, assim como também identificar para onde estamos caminhando e dirigindo nossa jornada interior. Não raro, imagens coletivas integram o processo onírico, misturando-se com nossa temática pessoal de vida. Jung considerava a imaginação como uma das principais funções da psique, a expressão direta da atividade vital e a única forma pela qual a energia psíquica se manifesta na consciência. Assim devemos prestar atenção à linguagem da psique – a fantasia – pois é por meio desta que o homem é capaz de se lançar em um processo de simbolização, tornando-se um criador interminável de novas possibilidades culturais, uma vez que a mente se enche de imagens que dão amplitude à experiência exterior. Todo universo psíquico se manifesta em nossos sonhos. Jung sugeria a seus pacientes que pintassem os sonhos de forma que pudessem dialogar com o material simbólico trazendo uma realidade concreta. As obras de arte presente nesse diário são de Antonio Peticov. Ao nos depararmos com sua obra vemos várias imagens internas representadas por símbolos que evocam diferentes emoções. Sua obra tem algo que compreendemos conscientemente e algo que atinge nossa alma de forma invisível, porém com a profundidade e o reconhecimento de algo que reconhecemos, mas que não saberíamos representar em imagens. Peticov sabe fazer isso e, dessa forma, se torna grandioso seu trabalho, encontrando uma profunda ressonância com a abordagem junguiana que trata das imagens oníricas e de sua ampliação.

    2012



  • Imagem Livro

    Arteterapia e Mandalas – Uma Abordagem Junguiana

    Irene Gaeta

    Esse livro trata de uma questão fundamental em nossa era: o trabalho interdisciplinar aplicado ao campo da psicoprofilaxia, da psicoterapia e da educação. Enquanto profissionais de diferentes áreas reúnem-se na busca de perspectivas terapêuticas condizentes com as últimas descobertas cientificas – entre elas, as que comprovam a interdependência de fatores psicológicos e orgânicos e a importância da educação formativa na prevenção da saúde geral, o avanço das ciências da religião permite uma visão aprofundada da função dos símbolos e da religiosidade em diferentes culturas. Um exemplo são os mecanismos de cura presentes em rituais religiosos. C. G. Jung, um dos mais importantes psiquiatras do seculo XX, fez uma importante contribuição ao trazer para o campo acadêmico o estudo das religiões ocidentais e orientais, em especial, seus estudos sobre a expressão artística e sobre a mandala na manutenção do equilíbrio psicológico de pacientes neuróticos e psicóticos.

    2010



Instituto de Psicologia Analítica de Campinas
Instituto C.G. Jung Minas Gerais
Instituto Junguiano do Paraná
Instituto Junguiano do Rio Grande do Sul
Instituto Junguiano do Rio de Janeiro
Instituto Junguiano de São Paulo
Instituto Junguiano de Brasília
Instituto de Psicologia Analítica da Bahia

Associação Junguiana do Brasil - AJB - Todos os direitos reservados

Rua Cardoso de Almeida, 1005, casa 3
(11) 99846-9827
CEP 05013-001 – Perdizes, SP – SP
www.ajb.org.brajb@ajb.org.br

by Elav