Associação Junguiana do Brasil 25 Anos

Formação

A AJB é o órgão que coordena os diversos cursos de formação de analistas junguianos oferecidos pelos Institutos regionais. Esses Institutos têm plena responsabilidade sobre o curriculum, mantendo como núcleo as Obras Completas de C.G.Jung e obedecendo as diretrizes e exigências estabelecidas pela IAAP com relação às horas de análise individual (mínimo de 240) e supervisão (100), até a conclusão do curso. Autores contemporâneos complementam a formação, por meio de textos sobre filosofia, mitologias, antropologia, religiões e outras áreas da cultura, onde os temas arquetípicos se manifestam com maior intensidade.

A formação se processa normalmente num período de quatro anos e se completa com a apresentação de um estudo de caso e defesa de monografia, requisito que exige o cumprimento de todas as exigências anteriores. Ao concluir o processo o candidato torna-se membro analista da Associação Junguiana do Brasil-AJB, reconhecido pela International Association for Analytical Psychology-IAAP, com sede em Zurique, Suiça.

Periodicamente são divulgados processos de seleção para novas turmas, cujos candidatos devem cumprir os seguintes pré-requisitos:

  • ser médico(a) ou psicólogo(a) com registro no CRM / CRP há pelo menos 2 (dois) anos;
  • ter um mínimo de 2 (dois) anos de prática clínica em psicoterapia;
  • comprovar a vivência de um mínimo de 100 (cem) horas de análise individual, transcorridos num período máximo de 2 (dois) anos, com analista reconhecido pela AJB;
  • comprovar um mínimo de 50 (cinquenta) horas de supervisão clínica em Psicologia Analítica (individual ou em grupo), com analista reconhecido pela AJB.
Instituto de Psicologia Analítica de Campinas
Instituto C.G. Jung Minas Gerais
Instituto Junguiano do Paraná
Instituto Junguiano do Rio Grande do Sul
Instituto Junguiano do Rio de Janeiro
Instituto Junguiano de São Paulo
Instituto Junguiano de Brasília
Instituto de Psicologia Analítica da Bahia

Associação Junguiana do Brasil - AJB - Todos os direitos reservados

Rua Cardoso de Almeida, 1005, casa 6
CEP 05013-001 – Perdizes – SP
www.ajb.org.brajb@ajb.org.br

by Elav