Associação Junguiana do Brasil 25 Anos

Ética Institucional

Ao completar 23 anos de existência, a Associação Junguiana do Brasil (AJB) tem a satisfação de informar que, após dois anos de estudos e discussões preliminares, foi fundada a Comissão Permanente de Ética da AJB, em sessão da Assembleia Geral dos Membros da Associação Junguiana do Brasil, ocorrida durante o XXI Congresso da AJB em fins de 2013 em São Paulo. Esta comissão é uma instância de caráter permanente, órgão de assessoria da presidência, renovável a cada mandato da diretoria da AJB, com função de esclarecer, orientar e zelar pelos preceitos éticos que fundamentam todas as atividades da vida institucional (clínicas, formativas, educacionais, intelectuais e de pesquisa) e das relações do seu corpo de associados, entre pares, membros e candidatos, membros empossados em funções diretivas ou não, das relações entre os Institutos e destes com a diretoria da AJB.

A primeira turma da Comissão terá ainda a tarefa pioneira de redigir os documentos reguladores da Ética Institucional (cfe. determinação da Constituição da IAAP, capítulo II, artigo 5, parágrafo 2) que alcance todos os âmbitos da AJB, em perfeita consonância com os Códigos de Etica profissionais da Psicologia e da Medicina. Estes documentos servirão de base para análise e discussão crítica em cada um dos Institutos da Associação, para que possam vir a ser aprovados em Assembleia Geral dos membros da AJB.

Na ausência de documentação própria da AJB, esta Comissão desenvolve as suas atividades regulares parametradas pelo Guia de NormasMínimas para um Código de Ética de uma Associação de Psicologia Analítica, referido no Capitulo V, parte C, artigo 23 B parágrafo 2 da Constituição da International Association for Analytical Psychology (IAAP).

Agosto de 2014

Contato: ouvidoria.ajb@gmail.com

Comissão Permanente de Ética da AJB

2ª turma - Triênio 2017- 2019

Links Importantes

Código de Ética do Conselho Federal de Psicologia

Código de Ética do Conselho Federal de Medicina

Instituto de Psicologia Analítica de Campinas
Instituto C.G. Jung Minas Gerais
Instituto Junguiano do Paraná
Instituto Junguiano do Rio Grande do Sul
Instituto Junguiano do Rio de Janeiro
Instituto Junguiano de São Paulo
Instituto Junguiano de Brasília
Instituto de Psicologia Analítica da Bahia

Associação Junguiana do Brasil - AJB - Todos os direitos reservados

Rua Cardoso de Almeida, 1005, casa 6
CEP 05013-001 – Perdizes – SP
www.ajb.org.brajb@ajb.org.br

by Elav