Departamento de Psicologia Arquetípica

 

Coordenadores: Acaci Alcântara, Gustavo Barcellos, Lunalva Fiuza Chagas

 

Membros Participantes:

Carmen Lívia Parisi; Marisa Horta Imperatrice; Juliana Delgado; Silvia Graubart; Nara Santonieri; Neusa Macia; Rogerio Mesquita; Telma Ripoli; Renata Wenth; Silvio Lopes Peres; Sheila Jugend; Jorge Braga; Ludvine Amaral; Priscila Alonso

 

A Natureza do Departamento:

Procuramos manter o departamento em sintonia com os simpósios anuais The Dallas Institute of Humanities and Culture aprofundando a cada ano uma obra de James Hillman.

 

Objetivos:

Visam a contribuir no aprofundamento de estudos da psicologia arquetípica unindo Membros e Candidatos dos diversos Institutos da AJB.

 

As reuniões realizadas:

Reuniões de estudos on line a partir do grupo presencial, de maior número, concentrado na sede do IJUSP e os demais participantes on line.

 

Os temas estudados/discutidos atualmente:

Figuras Míticas

 

Publicações (física ou on line):

E-book: http://www.fau.usp.br/cidadeealmaperspect…/visualizador.html

 

Eventos realizados desde a sua fundação:

2017: Evento gratuito, aberto ao público, realizado na e em conjunto com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo-FAU da USP, em São Paulo, no dia 20 de outubro de 2017, com o tema “Cidade & Alma: Perspectivas”. O evento foi estruturado com palestrantes da AJB, do Núcleo de Psicologia Arquetípica-Nuparq da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica-SBPA, professores da FAU-USP, contando também com o apoio do Instituto Mantiqueira de Psicologia Arquetípica-IMPAR, que tem se dedicado à difusão da psicologia arquetípica no Brasil.

labparc.wixsite.com/coloquiocidadeealma

 

Oficina de psicologia arquetípica “ “Cidade & Alma”, no congresso anual da AJB, em Foz do Iguaçu.

 

Propostas para 2019/2020:

Estudo de Figuras Míticas
Encontro no final do ano com Wladia Beatriz com o tema Figuras Míticas – Dionísio
Evento presencial na sede do IJUSP e on line com os demais participantes.

 

Mini curriculum e e-mail do(s) coordenadores:


Acaci de Alcântara – acaci.alcantara@uol.com.br

Psicóloga, Analista didata da Associação Junguiana do Brasil (AJB), membro da International Association for Analytical Psychology (IAAP), membro do Instituto de Psicologia Analítica de São Paulo (IJUSP). Editora assistente dos Cadernos Junguianos por dez anos. Coordenadora do núcleo de Psicologia Arquetípica do IJUSP.

Gustavo Barcellos – gbarcellos@uol.com.br

Psicólogo, autor e tradutor, mestre em Psicologia Clínica pela New School for Social Research de Nova York, analista didata da Associação Junguiana do Brasil-AJB e membro da Associação Internacional de Psicologia Analítica-IAAP. Autor, entre outros, de O Irmão: psicologia do arquétipo fraterno e Psique & Imagem, Editora Vozes. Traduziu e editou vários títulos de James Hillman. Coordena seminários de psicologia arquetípica desde 1985. Trabalha há mais de 30 anos como psicoterapeuta e analista em São Paulo.

Lunalva A. Fiuza Chagas – lunalvafchagas@terra.com.br

Psicóloga Clínica, Membro Analista Didata da Associação Junguiana do Brasil (AJB), Membro da International Association of Analytical Psychology (IAAP), Membro do Instituto de Psicologia Analítica de Campinas (IPAC), docente convidada do curso de Especialização em Psicologia Analítica da Unicamp.