Departamento de Epistemologia e Pesquisa em Psicologia Analítica

Contato

E-mail: depto.epistemologia@ajb.org.br

Coordenadora

Freya Kottmann Imaguire
Psicóloga (1982-PUCPR); Psicodramatista Didata ( 2003-FEBRAP); Especialização em Psicologia Analítica (2000- PUCPR)  Analista junguiana didata (IJPR/AJB/IAAP- 2016). Email: fkimaguire@gmail.com

 Apresentação / A Natureza do Departamento

Estudo, reflexão e produção dos aspectos epistemológicos da Psicologia Complexa de Jung favorecendo o aporte para pesquisa e entendimento da mesma. O estudo epistemológico é baseado nos seguintes modelos: o modelo científico-filosófico; modelo estético-artístico; o místico-religioso e o modelo alquímico/simbólico. Para Reidorfer, esses modelos podem ser observados segundo uma única linha de pensamento: “a crescente despotencialização das capacidades de controle e conhecimento da consciência, e a concomitante valorização da espontaneidade do inconsciente…, portador de um excesso de sentido que se furta a todas as tentativas de elucidação e redução a um sistema teórico”.

Objetivos

• Estudar os fundamentos epistemológicos do pensamento junguiano, principalmente o modelo alquímico/simbólico, na busca de uma psicologia alquímica. Estudar a base histórica de seu pensamento.

• Procurar aprofundar os conceitos seminais da psicologia de Jung, visando uma maior clareza e acompanhamento às elaborações e mudanças que foram sofrendo na história da Psicologia Analítica. A ideia de que estamos seguindo as pegadas de Jung e pós-junguianos na construção da Psicologia Analítica como Ciência.

Participantes

José Tarcísio Aguilar – Membro Analista IJPR/ AJB/ IAAP
Maria de Lourdes Bairão Sanchez – Membro Analista IJPR/ AJB/ IAAP
Freya Kottmann Imaguire – Membro Analista IJPR/ AJB/ IAAP
Eduardo Almeida Quezado Fernandes – Candidato em formação IJUSC

Convidados

Sonia Maria Marchi de Carvalho – C.G. Jung Institut – AGAP

Temas estudados e produções

Arquétipo: pesquisa do desenvolvimento do conceito na teoria junguiana com vistas à elaboração de uma linha do tempo, com as variações e constâncias  das  definições usadas por JUNG ao longo de sua obra.

Publicações

Artigo: Perspectiva Alquímico -Simbólica – Um Paradigma da Psicologia Analítica
Cadernos Junguianos vol.14 – 2018

Eventos

Apresentação da síntese trabalhada pelo grupo no Congresso Fronteiras (2017) e no encontro em Barão Geraldo (2018) em novembro.
Apresentação da síntese trabalhada pelo grupo desde 2018 com o tema: Emergências Epistemológicas no Universo Junguiano no Congresso Emergências (2019).